O FANTÁSTICO MUNDO DA GENÉTICA HUMANA!!

NOVGEN

 

Esclerose Múltipla - 30/08/2020

No dia 30 de agosto, é comemorado o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla.


A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença neurológica desmielinizante, crônica e autoimune. Doenças autoimune são aquelas onde as células de defesa do próprio organismo atacam o sistema nervoso central, provocando lesões no cérebro e na medula devido à perda de uma substância responsável pelo impulso nervoso, chamada mielina. Suas causas ainda são pouco conhecidas. Os sintomas mais comuns são a fadiga, desequilíbrio, dores, tremores, transtornos visuais, cognitivos e emocionais, dentre outros.


Recentes descobertas mostraram que fatores genéticos e ambientais podem determinar o risco de desenvolver a doença. Os genes mais relacionados com a EM pertencem ao sistema de histocompatibilidade HLA, classe II.
A Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM) tem como objetivo ajudar portadores e familiares da doença. Trabalha com à saúde dos indivíduos com EM, além de orientar quanto ao diagnóstico e tratamento multidisciplinar. Caso deseje informações mais específicas, acesse o link: http://abem.org.br/


Na UNIFESP, a Disciplina de Neurologia Clínica, no Setor de Doenças Desmielinizantes. atende pacientes com EM, tanto crianças quanto adultos, onde também é possível fazer diagnósticos e tratamentos. Informações sobre o ambulatório de Esclerose Múltipla da Unifesp: Atendimentos para crianças às segundas-feiras, das 13:30h as 17:00h Atendimentos para adultos às terça e sextas-feiras, das 13:30h as 18:30h Endereço: Rua Pedro de Toledo, 650, Vila Clementino, São Paulo Para conhecer um pouco mais, acesso o link:

https://www.neurounifesp.com.br/unidades- academicas/ambulatorio-de-doencas-desmielinizantes/

 

© 2013 - 2018 Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
Escola Paulista de Enfermagem
Rua Napoleão de Barros, 754 - São Paulo - SP - CEP: 04024-002
Pabx: (11) 5576-4430