Dia Nacional de Conscientização da Pessoa com Alzheimer

Imprimir

 

No dia 21 de setembro, comemora-se o Dia Nacional de Conscientização da Pessoa com Alzheimer. 

 

Alzheimer (DA, # 104300) é uma doença neurodegenerativa, progressiva, irreversível, considerada a forma mais comum de demência entre as pessoas idosas.  Os principais sintomas são perda da memória recente, alterações na linguagem, perda na capacidade de se orientar no espaço e no tempo, bem como alterações no comportamento. Esses sinais começam com um quadro leve, agravando-se com o tempo (fase leve, moderada e grave). 

 

Quanto à etiologia, há dois tipos de DA: A de início precoce (relacionada a mutações nos genes APP, PSEN1 e PSEN2), geralmente ocorrendo em mais de um membro da mesma família, e a de início tardio, que corresponde a forma esporádica. Assim, a DA apresenta etiologia multifatorial, onde tanto eventos genéticos quanto ambientais contribuem para evolução da doença 2,3. 

 

O diagnóstico da DA é clínico, incluindo exames físicos, neurológicos e laboratoriais.  Atualmente, exames moleculares podem auxiliar no diagnóstico precoce da doença. 

 

Apesar da DA ser uma doença irreversível, tratamento com medicamentos, associados a atividades de estimulação cognitiva, social e física podem minimizar os distúrbios da doença, estabilizando o quadro clínico. Fiquem alertas aos sintomas!

 

Serviços relacionados à Doença de Alzheimer:

A UNIFESP possui o Centro Paulista de Neuropsicologia (CPN) com o setor de Serviços de Atendimento e Reabilitação de Idosos (SARI), serviço especializado no atendimento de idosos com dificuldades cognitivas, podendo ser advindas de algumas disfunções neurológicas degenerativas ou não-degenerativas.

Mais informações, acesse: http://www.cpnsp.com.br/?p=texto.php&c=sari

 

Sites relacionados à Doença de Alzheimer, acesse:

- Associação Brasileira Alzheimer (Abraz): http://abraz.org.br/web/

- OMIM:

(OMIM, (# 104300)

https://omim.org/entry/104300?search=alzheimer%20disease%20families&highlight=alzheimer%20disease%20family

 

Para saber mais, acesse: @clubesaber aqui no facebook e @clubedosaber no instagram


 

Bibliografia consultadas:

1 - https://www.scielo.br/pdf/csp/v31n4/pt_0102-311X-csp-31-04-00850.pdf

2 - Etiologia e Fatores de Risco. Alzheimer med, Informação e Solidariedade. [Acesso em 08 set 2020]. Disponível em: http://www.alzheimermed.com.br/conceitos/etiologia-e-fatores-de-risco

3 - https://www.scielo.br/pdf/rpc/v31n1/20889.pdf