O FANTÁSTICO MUNDO DA GENÉTICA HUMANA!!

NOVGEN

 

Saiba mais sobre a Diabetes tipo 2

  O mês de novembro é tido como o mês da conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do Diabetes Mellitus (DM) do tipo 2, sendo, o dia 14 de novembro considerado, pela Federação Internacional de Diabetes e Organização Mundial da Saúde, como o dia mundial do Diabetes.

  A DM tipo 2, ou esporádica, é uma patologia que se caracteriza pela não produção da insulina ou pela produção insuficiente desse hormônio, produzido pelas células beta do pâncreas, as quais controlam a quantidade de glicose no sangue.

  Embora a DM tipo 2 sofra influência genética, os fatores ambientais e estilo de vida têm grande interferência na expressão clínica da doença. Vale ressaltar que grande parte dos fatores de risco são controláveis, como por exemplo, sobrepeso, tabagismo, vida sedentária, dieta altamente calórica, pressão alta, níveis elevados de colesterol e triglicerídeos no sangue. É uma doença que afeta a maioria dos adultos, e pode ser controlada com atividade física e alimentação saudável, a depender da gravidade. Em alguns casos, é necessário o uso da insulina sintética e/ou outros medicamentos para o controle. Portanto, a prevenção está vinculada a práticas comportamentais, como manter o peso adequado, não fumar e atividade física regular.

  Os sintomas mais comuns da DM tipo 2 são infecções frequentes; demora na cicatrização de feridas; visão embaçada; formigamento nos pés; urinar com frequência; fome e sede constantes. Na presença desses sintomas é importante visitar um médico.

  Três exames são importantes no diagnóstico: glicemia de jejum; hemoglobina glicada e curva glicêmica. 

  Uma curiosidade é que afrodescendentes, asiáticos, hispânicos e indígenas apresentam risco maior de DM tipo 2 que os brancos.

Serviços relacionados ao Diabetes:

- Centro de Diabetes da UNIFESP-SP - Rua Estado de Israel 639 Vila Clementino, SP. Funciona em tempo integral, com a participação de alunos da graduação (curso médico e de enfermagem da UNIFESP), residentes e pós-graduandos.

Sites relacionados ao Diabetes, acesse:

- Sociedade Brasileira de Diabetes: https://www.diabetes.org.br/publico/

- OPAS Brasil: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=394:diabetes-mellitus&Itemid=463

- Caderno de Atenção Básica - Diabetes mellitus: https://bvsms.saude.gov.br/.../estrategias_cuidado_pessoa...

Para saber mais, acesse: no Facebook @clubesaber e no Instagram @clubedosaber, @lacpfunifesp e @ledunifesp 

© 2013 - 2018 Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
Escola Paulista de Enfermagem
Rua Napoleão de Barros, 754 - São Paulo - SP - CEP: 04024-002
Pabx: (11) 5576-4430