O FANTÁSTICO MUNDO DA GENÉTICA HUMANA!!

NOVGEN

 

04/01 Dia do Hemofílico - Atenção redobrada dos Portadores de Hemofilia com a COVID-19

    A Hemofilia é uma doença genética ligada ao cromossomo X, causada pela ausência dos fatores VIII e IX da coagulação sanguínea. Pessoas acometidas por essa doença possuem dificuldades de coagulação sanguínea. 

    Mas o portador de Hemofilia é considerado grupo de risco para a COVID-19?

    Pessoas portadoras de Hemofilia não possuem o sistema imunológico comprometido, ainda assim apresentam maior risco de complicações de saúde se contaminados pelo novo coronavírus, pois há risco de ocorrer pequenas hemorragias no sistema respiratório (orofaringe e traqueia). 

    Caso adoeça, é importante informar à equipe de saúde, nos primeiros atendimentos em ambulatórios e hospitais, que é portador de Hemofilia e que tenha acompanhamento médico. 

    Como possível prevenção de maiores complicações de saúde, procure seu médico Hematologista para que inicie profilaxia com fatores de coagulação. Reiteramos a importância de manter os protocolos de autocuidados, como lavagem das mãos, uso de máscara e distanciamento social. 

 

Serviços relacionados à Hemofilia:

A Escola Paulista de Medicina (EPM) – Unifesp possui serviço de atendimento multiprofissional ao paciente portador de Hemofilia disponível à população. 

Mais informações: https://sp.unifesp.br/epm/biofisica/institucional/servico-de-hemofilia-hematologia-e-hemoterapia

 

Sites relacionados à Hemofilia, acesse:

- Associação Brasileira de Pessoas com Hemofilia (ABRAPHEM): https://abraphem.org.br

- Jogo de memória X-disease game: http://ucgenetica.sites.unifesp.br/index.php/pt/jogos-criados

- Para dúvidas sobre visitas aos Hemocentros e Centros de Tratamento de Hemofilia: https://abraphem.org.br/a-hemofilia-e-o-coronavirus/

© 2013 - 2018 Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
Escola Paulista de Enfermagem
Rua Napoleão de Barros, 754 - São Paulo - SP - CEP: 04024-002
Pabx: (11) 5576-4430