O FANTÁSTICO MUNDO DA GENÉTICA HUMANA!!

NOVGEN

 

15/02: Dia internacional de combate ao Câncer Infantil

No dia 15 de fevereiro é comemorado o Dia Internacional de Combate ao Câncer Infantil. Você sabia que, por ano, há registro de 12 mil novos casos de câncer infantil (INCA)?

Pois bem, em crianças, as células cancerígenas, originadas por alterações no seu material genético, multiplicam-se de forma muito rápida, acelerando o desenvolvimento do tumor. A notícia boa é que em crianças a resposta aos tratamentos é bem melhor que em adultos, por isso, é tão importante o diagnóstico precoce. 

Assim, fiquem atentos aos sinais e sintomas, os quais podem ser: perda de peso contínua e sem razão aparente; dores de cabeça, com vômito pela manhã; inchaço ou dor persistente nos ossos ou articulações; protuberância ou massa no abdômen, pescoço ou qualquer outra região do corpo; aparência esbranquiçada na pupila do olho; mudanças repentinas na visão; febres recorrentes não causadas por infecções; hematomas excessivos ou sangramento repentinos; palidez perceptível; cansaço prolongado, etc. 

Identificado estes sintomas, procure o médico, que orientará sobre o tratamento adequado a cada tipo de câncer. É importante lembrar que esses tratamentos diminuem a imunidade das crianças, deixando-as suscetíveis a doenças infecciosas, incluindo Covid-19. 

 

As crianças em tratamento contra o câncer seguem orientações sanitárias semelhantes às orientações de prevenção contra o novo coronavírus, como por exemplo, evitar aglomerações; evitar beijos e abraços, e intensificar as medidas de higiene. 

Assim, mesmo diante do cenário de Covid-19, não é recomendado interromper ou alterar o tratamento oncológico das crianças. O ideal é conversar com a equipe de saúde para encontrar a melhor alternativa e seguir rigorosamente as orientações do corpo médico.

Serviços relacionados ao câncer infantil: 

    Desde 1991, o GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), parceiro do setor de Oncologia Pediátrica, do Departamento de Pediatria, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), atende as crianças e adolescente com câncer e suas famílias. Para mais informações, acesse: https://www.graacc.org.br/ensino/

Sites relacionados ao câncer infantil, acesse: 

    A.C. Camargo Cancer Center: https://www.accamargo.org.br/

    INCA - Instituto Nacional de Câncer: https://www.inca.gov.br/

© 2013 - 2018 Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
Escola Paulista de Enfermagem
Rua Napoleão de Barros, 754 - São Paulo - SP - CEP: 04024-002
Pabx: (11) 5576-4430