Dia 02/04: Dia Mundial da Cosncientização do Autismo

Imprimir

O mês de abril foi o escolhido para a conscientização sobre o autismo. Uma em cada 160 crianças, de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) é atingida pelo transtorno do Espectro Autista (TEA).

O TEA é causado por um distúrbio do neurodesenvolvimento e que tem como características prejuízos nas interações e comunicação social, além de padrões restritos de comportamento. Como não há uma condição única, utiliza-se o termo espectro para caracterizar o autismo e assim englobar os diversos graus de acometimento.

É importante citar que esse é um transtorno também genético, podendo ser transmitido entre as gerações com uma taxa de mais de 90%. Entretanto, uma combinação de fatores ambientais com possíveis envolvimentos de múltiplos loci (posição que um gene ocupa em um cromossomo), dificultam a descoberta dos genes candidatos ao Autismo. Há relatos que 81% dos casos de autismo têm etiologia genética. Como a heterogeneidade fenotípica é muito grande, alguns indivíduos do Espectro Autista conseguem desenvolver atividades do cotidiano com bastante autonomia. Por outro lado, outros possuem menos autonomia. 

O diagnóstico precoce e o tratamento adequado para cada grau do TEA são de fundamental importância para a melhor qualidade de vida. Em São Paulo há leis que garantem direitos aos cidadãos diagnosticados com Autismo, como por exemplo, a Lei nº 15.668/2015, que garante acesso à medicação e serviços de saúde especializados. Há também digitalmente disponível um aplicativo (Rede Azul) que permite que os próprios usuários interajam e indiquem locais ou serviços que atendam pessoas com TEA (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.redeazulapp.br).

 

Serviços oferecidos:

-Serviço especializado para pessoas com TEA pela secretaria de Estado de Saúde no Centro Especializado em Reabilitação e Promoção da Saúde do Olho d´Água

-Centro de Referência em Transtornos do Espectro Autista (CREAPP Ambulatório). Contato: (11) 3993-8235 - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

-Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Contato: (61) 3224-9922 - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Sites Relacionados

-Autismo e realidade: https://autismoerealidade.org.br/

-Autismo em dia: https://www.autismoemdia.com.br/