04/04: Dia Mundial de conscientização sobre a Doença de Parkinson

Imprimir

A doença de Parkisnon é uma patologia neurodegenerativa crônica e progressiva. O dia 11 de abril é conhecido como o dia mundial da conscientização da doença de Parkinson. Embora essa doença atinja em maior número os idosos, jovens também podem ser acometidos.

A etiologia advém da diminuição intensa da produção de uma substância chamada dopamina (neurotransmissor que colabora na transmissão de mensagens entre as células do sistema nervoso). A dopamina é responsável pela realização dos movimentos voluntários do corpo,de forma automática, isto é, não é necessário que se pense em cada movimento para que os músculos realizem esse comando. Assim, na falta da dopamina, principalmente na região cerebral da substância negra, do sistema nervoso central, o controle motor do indivíduo é prejudicado. Ainda não é conhecida a etiologia da perda excessiva de dopamina.

Os principais sintomas na doença de Parkinson são lentidão motora; rigidez entre as articulações do punho, cotovelo, ombro, coxa e tornozelo; tremores de repouso, notadamente nos membros superiores e predominantes em um lado do corpo, e desequilíbrios. 

A doença de Parkinson é uma patologia tratável e geralmente há uma melhora satisfatória dos sinais e sintomas ao decorrer do uso das medicações. Assim, é de extrema importância que as recomendações da equipe de saúde sejam seguidas e que haja um acompanhamento médico frequente.

 

Serviços oferecidos:

-Associação Brasil Parkinson - https://www.parkinson.org.br/

 

Sites relacionados:

-Ministério da Saúde: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/251_parkinson.html

-Hospital Albert Einstein: https://www.einstein.br/doencas-sintomas/parkinson